Capa: Crianças misturam diferentes produtos químicos em tubos de ensaio como parte de um programa de educação científica. Samara. Tatyanapopova. Wikipédia. Licença CC-BY-4.0.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
Hands-On: Aprender fazendo
… experiências e insights aprofundados por meio da autodescoberta.
explicação
Experimentar ativamente (hands-on) temas abordados pela organização patrimonial ou museu por si mesmo.
variações
- Integrado na própria exposição, por exemplo, em unidades hands-on.
- Também pode ser experimentado de forma pequena e casual em uma visita guiada, permitindo que os participantes toquem ou façam alguma experiência.
- Móvel na forma de, por exemplo, carrinhos práticos: carrinhos com todos os tipos de coisas para fazer, como objetos para tocar, vestir roupas, modelos para fazer, artesanato, quebra-cabeças, etc.
- Fazer uma grande obra de arte com todos os visitantes, uma co-criação ao longo do período de exposição.
- Em salas ou ambientes separados ou espaços externos.
possíveis grupos-alvo
Funciona, em princípio, com todos os grupos-alvo, tanto para grupos educacionais e não educacionais, quanto para visitantes individuais.
Amplamente utilizado com crianças (jovens ).
vantagens
- Experimentar por si mesmo cria uma forma mais profunda de insight e experiência pessoal com o mundo.
- Permite mais possibilidades de identificação.
- Não é facilmente esquecido.
- Conecta-se às ideias de um museu interativo e participativo.
desvantagens
- Muitas vezes requer orientação intensiva (acabamento, orientação, limpeza), que começa de novo com cada novo grupo.
- Um grande investimento financeiro é muitas vezes necessário para realizar e manter materiais hands-on.
quando usar
- Para proporcionar uma experiência significativa.
- Também adequado para festas infantis e atividades de férias.
- Aprender fazendo é um meio adequado de criar uma maior compreensão. Abordagem “Hands-on” é um modo de aprender humano, em todas as idades quando o tema é novo ou temos uma imersão mais profunda em um tema.
- Relaciona-se aos processos e procedimentos experimentais na Ciência.
- É uma porta de entrada para a construção de conhecimento científico.
- Existe uma relação com o método de processamento criativo, onde a atividade é um fim em si mesma e a entrada criativa do visitante é central.
fatores de sucesso
- Tematicamente relevante.
- É extremamente significativo para o grupo-alvo – não é apenas uma “terapia ocupacional”!
- Quando algo é feito, criado, construído, resolvido com a experiência ocorre também uma profunda reflexão sobre o fazer.
- Não é apenas “mão na massa” como uma manipulação mecânica e sem reflexão, mas pode ocorrer um grande mergulho mental (minds-on)!
exemplos
- Durante uma visita guiada, sinta e experimente por si mesmo o quão pesado é um capacete, uma espada de cavaleiro ou um terno de armadura é, como algo cheira, quanto material é necessário para um babado no pescoço, etc.
- Primeiro experimente uma visita guiada em uma galeria e depois tenha a chance de experimentar por si mesmo todas as coisas que estavam atrás de vitrines, por exemplo, o funcionamento de uma máquina a vapor ou escrever com uma pena de ganso.
- Circuito sobre jovens em 1900 onde as crianças se revezam em pequenos grupos em torno de 6 atividades, como lavar a roupa, escrever linhas, moagem de café, polimento de cobre, cerzer meias e turfas estampadas. Um supervisor está presente em cada atividade.
- Uma corrida entre os meninos e as meninas na velha fábrica de sardinhas para colocar sardinhas (de plástico) em latas: quem são os mais rápido e quanto tempo demorou no passado?
- Toda atividade interativa é uma inspiração para uma discussão.
- Um levantamento paisagístico no contexto histórico-cultural da paisagem com o objetivo de realmente entender as pesquisas sobre as característica da terra e o valor que a paisagem tem.
- Workshop em técnicas de cobertura histórica para residentes em um área rural destinada a reviver antigos ofícios ou a origem de ofícios atuais.