Capa: Cerâmica e ferramentas da Grécia Antiga do início da Idade do Bronze. Galeria da Pré-história Grega, Museu Nacional de Arqueologia, Atenas, Grécia. Coleção completa de fotos indexadas em WorldHistoryPics.com. Gary Todd. Flickr. Licença Dedicação ao Domínio Público.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
DA ATIVIDADE À DISCUSSÃO
… aumento do interesse e insights por meio da execução independente de uma tarefa, onde os resultados são colocados em um contexto mais amplo com a ajuda de um educador/mediador facilitador.
explicação
Combinação de pesquisa/investigação independente e de reflexão conjunta em uma forma controlada/mediada de diálogos/conversa. Os participantes desenvolvem-se sob supervisão para se tornarem um “especialista” em um determinado aspecto da visita.
Cada pequeno grupo recebe uma tarefa diferente para localizar e olhar para o “seu” objeto(s) / local com o objetivo de descobrir coisas e tirar conclusões.
Em seguida, o facilitador leva todo o grupo para cada um dos vários objetos/locais indicados. Ela(e) pede ao grupo de cada local para falar sobre suas descobertas. Desta forma, cada grupo acrescenta algo diferente.
O facilitador, então, permite que os participantes estabeleçam conexões entre os objetos e o tema na discussão.
variações
- As atribuições para os objetos / locais são dadas verbalmente. As tarefas estão no papel.
- O grau de estruturação do feedback solicitado pode diferir de acordo com o grupo.
- Possivelmente ligação à apresentação de práticas, por exemplo, em outra língua ou para novos cidadãos que aprendam uma segunda língua.
- O tema para a visita pode ser preparado com antecedência, mas não é necessário.
possíveis grupos-alvo
- Aprendizagem formal e não formal (por exemplo, durante um curso).
- Para os grupos-alvo educativos, os alunos devem poder trabalhar de forma independente e apresentar relatórios, por conseguinte, na prática, particularmente adequados para os alunos do Ensino Médio e para crianças nos anos finais do Ensino Fundamental.
vantagens
- Bem adequado para a aprendizagem por descoberta.
- Os visitantes desempenham um papel ativo, eles podem influenciar diretamente o curso da visita.
- Através do uso de técnicas ativas, pode deixar uma impressão duradoura.
- O efeito ideal pode ser alcançado através da implantação correta dos objetos/locais.
- Objetos/lugares desconectados são reunidos como resultado do papel de conexão do facilitador.
- Preparação nem sempre necessária.
desvantagens
- Exige uma certa concentração dos visitantes.
- Fazer relatos em um local público é uma habilidade difícil para alguns.
- Aprender a saber ouvir e condições físicas para ouvir (acústica): Se os membros do grupo não ouvirem uns aos outros, a transferência de informações falhará.
quando usar
- Este método é particularmente adequado para comparar objetos / lugares, por exemplo, um tema, um período ou um artista.
- Funciona bem se a cooperação for importante.
- Funciona bem para as faixas etárias mais elevadas no ensino médio, para lidar com a independência e para o papel de investigação.
fatores de sucesso
- O supervisor ser um bom facilitador, criando um ambiente seguro, estimulando os visitantes e fazendo conexões.
- Quanto mais forte for a relação entre a ‘mini-pesquisa’ dos subgrupos, mais bem-sucedida será a técnica.
- Para grupos educativos: estabelecer relação com materiais didáticos na escola.
exemplos
Programa de vasos antigos em um museu de antiguidades, com cada grupo estudando vasos de diferentes culturas usando questões específicas com base no olhar, incluindo a maneira precisa como os seres humanos são retratados. Durante a caminhada conjunta depois, cada grupo mostra o que descobriu sobre seu vaso. Então, como discussão, todos os vasos são comparados por aspectos como forma, material, cor, modo de produção, representações, etc.
Intercâmbios Internacionais (Escolas do Ensino Médio): os estudantes da escola que são convidados e os alunos da escola anfitriã se misturam em grupos para trabalhar juntos.
Estudantes que estão aprendendo uma língua estrangeira usam o patrimônio tangível para aumentar seu vocabulário. Através da tarefa e, em seguida, discutindo suas descobertas juntos, eles praticam a conversação e diálogo.