Capa: Visitantes investigando artefatos históricos (reproduções). Ohio History Museum. Museum In A Box.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
Distribuir atividades a partir de um ponto de distribuição central
…permitir que os próprios usuários experimentem ativamente as coisas, descubram informações e construam conhecimento.
explicação
Os visitantes realizam tarefas curtas, sozinhos ou em pequenos grupos, que recebem de um supervisor em um ponto central. Sempre que uma atribuição é concluída, ela é aprovada centralmente e uma nova atribuição é recebida.
variações
Um elemento de competição e de cooperação podem ser adicionados.
possíveis grupos-alvo
Usado principalmente com crianças, dentro ou fora do espaço educativo.
Funciona para escolas do ensino fundamental, uma vez que as crianças sejam capazes de ler. E também pode ser usado no ensino médio (especialmente grupos etários mais baixos).
vantagens
- Visitantes estão completamente ativos
- É, amiúde, divertido e excitante.
- Permite exercer suas próprias escolhas e influencia diretamente o curso da visita.
- A energia está com os próprios visitantes (em vez de com o educador do museu, como é frequentemente o caso de um passeio).
desvantagens
- Agitado, pode levar a uma pressa para fazer tantas tarefas quanto possível, o que coloca uma pressão sobre os resultados de aprendizagem.
- Exige que os funcionários no ponto de distribuição central mantenham a cabeça fria.
- Tarefas pré-estruturadas que não podem ser adaptadas em tempo real.
- Nenhuma avaliação adequada do que cada visitante vai aprender.
quando usar
Em exposições onde os visitantes podem fazer muito por si mesmos. Por exemplo, centros de ciência ou instalações com muitas coisas para fazer e multimídias.
fatores de sucesso
- Tarefas desafiadoras.
- Atividades que maximizem o uso do ambiente patrimonial.
- Conteúdo relevante.
- Variação nas atividades.
- Mini-momentos de reflexão úteis no ponto de distribuição com base no que os usuários experimentaram e descobriram.
exemplos
Exemplo do Naturalis Biodiversity Center em Leiden, com sua visão educativa baseada nos Big Five:
- começa com uma visita guiada para orientação, seguida pela competição de atribuições. Os visitantes recebem suas perguntas e entregam suas respostas todas as vezes na mesa de atividades.
- O educador do museu chama a atenção para o que eles estão fazendo corretamente. Os visitantes podem escolher entre 3 níveis de perguntas, permitindo-lhes ganhar mais ou menos pontos, dependendo do nível que escolherem.
- Vide seus programas: Ensino Fundamental https://www.naturalis.nl/educatie/basisonderwijs e Ensino Médio https://www.naturalis.nl/educatie/voortgezet-onderwijs
Em um forte militar em desuso, as crianças nos anos finais do Ensino Fundamental podem jogar um jogo de atividades durante a visita. Cada grupo vai à caça na fortaleza escura com sua atribuição, mapa e ampulheta. Uma vez que eles cheguem a uma resposta, eles retornam ao líder do jogo e recebem uma “premiação/potuação” por cada resposta correta.
A criação de uma tabela de atividades para os visitantes, criada por professores ou mediadores ou licenciandos em formação. Para cada tarefa, eles dão às crianças uma série de instruções curtas e verbais. Após cada atividade, os estudantes visitantes retornam para dizer o que aprenderam, após o que os educadores pedem às crianças que tirem conclusões.