Capa: Tour virtual ao Museu do Louvre em https://www.youvisit.com/tour/louvremuseum.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Fonte original
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
E-Learning / Educação à distância
… um alcance muito maior através do contato online, vencendo os obstáculos da distância.
explicação
Termo coletivo para todas as formas de aprendizagem via internet, entendido aqui como educação à distância, onde os usuários não precisam realmente ir ao museu ou outra instituição patrimonial (ao contrário do método de Mídias audiovisuais e digitais sobre o acervo/patrimônio).
variações
- Webquests.
- O ambiente digital da organização patrimonial, no qual o usuário pode encontrar informações adicionais, jogar, responder a perguntas, dar feedback , etc.
- Materiais sobre ambientes eletrônicos de aprendizagem que as escolas usam internamente (como o Blackboard). As organizações de património podem preparar módulos de ensino destinados a educadores, estudantes e visitantes.
- Ambientes digitais que funcionam com smartboards educativos.
- Reconstruções virtuais.
- Atividades museais por meio de um aplicativo como o Skype.
possíveis grupos-alvo
Uma variedade de grupos-alvo, incluindo visitantes individuais.
Apropriado para a aprendizagem independente (a partir dos 10 anos).
vantagens
- Pode ser usado de forma independente, ativa e seletiva.
- Diferentes tipos de jogos podem ser motivadores.
- Enorme gama de possibilidades.
- Relativamente fácil de personalizar / atualizar.
- Vários grupos-alvo como pessoas não precisam visitar fisicamente a organização patrimonial.
- Indicado também para pessoas que moram longe ou com limitações físicas.
desvantagens
- Pouca percepção sobre o uso exato por grupos-alvo, o “resultado de aprendizagem” é, portanto, pouco claro.
- Mão-de-obra intensiva e dispendiosa de fazer .
- Os usuários não são representados nas estatísticas através da maneira tradicional de contar o número de visitantes através de bilhetes de entrada.
- Difícil posicionar ofertas como “aprendizagem séria” – como competição com jogos educativos reais.
- Nem todos os professores estão preparados para lidar com a tecnologia – isso os torna inseguros quanto ao seu uso.
quando usar
- Para fazer pesquisas por si mesmo.
- Para testar os resultados (por exemplo, teste).
- Cultivar habilidades do século 21 (incluindo habilidades digitais).
- (Re) Imaginar a experiência patrimonial de uma forma diferente.
- Na preparação para uma visita (pré-visita).
- Para processar uma visita (pós-visita).
- Para chegar a grupos para os quais uma visita física não é uma opção (devido à distância, limitações físicas e afins).
fatores de sucesso
- Conteúdo tematicamente relevante.
- Fácil de encontrar (promoção necessária).
- Combinando o nível com o nível do público-alvo.
- Atribuições claras (não se afogando na rede mundial de computadores …).
- A manutenção/atualização deve ser bem organizada.
- Registrar o número de usuários para que os resultados desses esforços sejam contados ao relatar às partes interessadas.
exemplos
- Planos de visita ou aula interativos, podem ou não ter um ambiente web protegido para o professor e/ou alunos.
- Atribuições sobre recursos digitais, por exemplo, dos arquivos.
- Upload dos resultados da própria pesquisa dos alunos. Por exemplo, eles colocam suas descobertas sobre certos patrimônios no mapa do Google Maps.
- Caminhar por uma reconstrução 3D de uma cidade medieval online.
- Webquests onde parte da solução deve ocorrer no ambiente real/no museu/no arquivo (combinação usando digital e uma visita). Por exemplo, resolver um assassinato (histórico).
- Videoconferências em sala de aula, com aulas interativas de museus para um estúdio no Smithsonian Museums, que as escolas em todo os EUA podem subscrever (tendo em conta os fusos horários).
- Palestra online do Dinolab do Museu Naturalis na Holanda.
- Calendário de descolagem digital do Museu Holandês Kröller-Müller desenvolvido para quadros digitais. O aplicativo é um ‘lanche cultural’, que pode ser implantado a qualquer hora do dia, fora de uma visita ao museu.