Vamos investigar aqui a questão: Qual a importância da música para as sociedades humanas?, visitando mitos de antigas civilizações sobre a música. Para isso:
- Identifique os tipos de instrumentos representados nos mitos egípcios.
- Reflita sobre a função e importância da música na sociedade cultural egípcia.
Compartilhe suas reflexões nos comentários.
Deuses, músicas e danças para celebrar a “Deusa do Céu”.
Além do deus da sabedoria Thot, criador da música, três deuses egípcios estão conectados à Música: Hathor (deusa do Céu), Ihy (filho de Hathor) e Bes. O que revela a importância da música como elemento de conexão entre o ser humano e os deuses egípcios. Vamos conhecê-los!
Na mitologia egípcia, a música teria sido inventada por Thot deus egípcio do conhecimento, sabedoria, escrita, hieroglifos, ciência, música e magia.
Contudo, podemos ver a música relacionada mais à deusa do céu, Hathor.
Hathor ensina aos seus adeptos a dança e o sentido da festa, protetora dos vinhos, chama seus fiéis para o banquete divino.
Na época ptolomaica, os mistérios de Hathor eram celebrados nos mammisis por uma comunidade de mulheres intituladas “perfeitas, belas e puras”.
As Hathors tocavam música, cantavam e dançavam depois de um passeio ritualístico pelos pântanos, onde haviam feito zumbir os papiros em honra à deusa, em um ritual que remonta à criação do mundo.
Ihy: Deus da Vibração e Senhor do Sistro
Ihy , o “Senhor da Vibração ”, o “tocador de Sistrum” era um deus egípcio associado à música.
Alguns acreditam que Ihy significa “tocador de sistrum” ou “músico”, enquanto outros defendem que seu nome também pode significar “bezerro”. A ligação com a espécie bovina poderia derivar do fato de que Hathor , sua mãe, ser frequentemente representada com cabeça e orelhas de vaca .
Ihy, filho de Hórus e Hathor, não tinha templos especificamente dedicados à sua propiciação e seu culto ocorria no Templo de sua mãe Hathor, em Dendera.
Quando tocava seu sistrum, Ihy tinha o poder de afastar entidades malignas e proteger os seres humanos de energias negativas. Ihy como o deus da música representava o lado lúdico da infância.
Bes: o deus anão multi-instrumentista
Bes era um deus anão tradicionalmente associado à música , dança , guerra e parto .
Não havia templos construídos em seu nome, mas ele era altamente respeitado no antigo Egito como uma das divindades mais populares. Bes era considerado uma criatura protetora e auspiciosa , capaz de combater todas as forças negativas que cercavam as famílias, mães e filhos.
Dada a sua natureza amigável, Bes tornou-se também um símbolo de fazer música e dançar .
As esculturas em relevo do templo de Philae evidenciam a sua personalidade artística e talento musical.
Bes aparece tocando vários instrumentos em homenagem a Hathor, como a harpa e o tambor de moldura.
Também sabemos que músicos e dançarinos costumavam ter uma tatuagem do deus Bes na esperança de ganhar sua proteção.