- Este evento já passou.
Dia Internacional da Família: Urbanização
15 15America/Sao_Paulo maio 15America/Sao_Paulo 2022
Tema 2022: Famílias e Urbanização
A urbanização é uma das megatendências mais importantes que moldam nosso mundo e a vida e o bem-estar das famílias em todo o mundo.
A Urbanização sustentável está relacionada a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas, como
ODS-1 (erradicação da pobreza);
ODS-3 (Boa saúde e bem-estar);
ODS-11 (Tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis); e
ODS-10 (Reduzir a desigualdade dentro e entre países).
Esses ODS e suas metas dependem de quão bem a urbanização é gerida para beneficiar as famílias e melhorar o bem-estar de todas as gerações que vivem nas cidades.
O tema deste ano, “Famílias e Urbanização”, visa sensibilizar para a importância de políticas urbanas sustentáveis e amigas da família.
Desenvolvimento urbano sustentável — links relacionados
- Estratégia das Nações Unidas para todo o Sistema sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável
- Crônica da ONU: Enfrentando o Desafio da Urbanização Sustentável
- Relatório Cidades Mundiais 2020: O valor da urbanização sustentável
Megatendências e seu impacto nas famílias
Os preparativos para o trigésimo aniversário do Ano Internacional da Família, 2024 (IYF+30), têm se concentrado nas megatendências e seu impacto nas famílias. O foco em megatendências selecionadas, incluindo mudanças tecnológicas , migração , urbanização, mudanças demográficas e climáticas , visa facilitar a análise de seus impactos na vida familiar e recomendar políticas orientadas para a família responsivas, a fim de aproveitar os aspectos positivos dessas tendências e neutralizar suas facetas negativas.
Histórico do Evento
Durante a década de 1980, as Nações Unidas começaram a focar a atenção em questões relacionadas à família. Em 1983, com base nas recomendações do Conselho Econômico e Social, a Comissão para o Desenvolvimento Social, em sua resolução sobre o papel da família no processo de desenvolvimento ( 1983/23 ), solicitou ao Secretário-Geral que aumentasse a conscientização entre os tomadores de decisão e os público dos problemas e necessidades da família, bem como de formas eficazes de atender a essas necessidades.
Em sua resolução 1985/29 de 29 de maio de 1985, o Conselho convidou a Assembleia Geral a considerar a possibilidade de incluir na agenda provisória de sua quadragésima primeira sessão um item intitulado “Famílias no processo de desenvolvimento”, com vistas a considerar uma Solicitar ao Secretário-Geral que inicie um processo de desenvolvimento de conscientização global sobre as questões envolvidas, direcionado a governos, organizações intergovernamentais e não governamentais e opinião pública.
Posteriormente, com base nas recomendações da Comissão para o Desenvolvimento Social, formuladas em sua 30ª rodada de sessões, a Assembleia convidou todos os Estados a dar a conhecer suas opiniões sobre a possível proclamação de um ano internacional da família e a oferecer seus comentários e propostas.
O Conselho também solicitou ao Secretário-Geral que apresentasse à Assembleia Geral em sua quadragésima terceira sessão um relatório abrangente, baseado nos comentários e propostas dos Estados Membros sobre a possível proclamação de tal ano e outras formas e meios para melhorar a posição e bem-estar da família e intensificar a cooperação internacional como parte dos esforços globais para promover o progresso e o desenvolvimento social.
Em sua resolução 44/82 de 9 de dezembro de 1989, a Assembleia Geral proclamou o
Ano Internacional da Família .
Em 1993, a Assembleia Geral decidiu em uma resolução ( A/RES/47/237 ) que 15 de maio de cada ano deveria ser considerado o Dia Internacional das Famílias . Este dia é uma oportunidade para promover a sensibilização para as questões relacionadas com as famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, económicos e demográficos que afetam as famílias.
Em 25 de setembro de 2015, os 193 estados membros das Nações Unidas adotaram por unanimidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , um conjunto de 17 metas que visam eliminar a pobreza, a discriminação, o abuso e as mortes evitáveis, abordar a destruição ambiental e inaugurar uma era de desenvolvimento para todos. pessoas, em todos os lugares. Famílias e políticas e programas voltados para a família são vitais para a realização de muitos desses objetivos.