- Este evento já passou.
Semana Internacional de Pessoas Surdas
19 19America/Sao_Paulo setembro 19America/Sao_Paulo 2022 - 25 25America/Sao_Paulo setembro 25America/Sao_Paulo 2022
Tema 2022
Construindo Comunidades Inclusivas para Todos
Subtemas diários:
19. Línguas de Sinais e Educação
A aquisição da língua de sinais desde o nascimento a partir de modelos fluentes de língua de sinais é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças surdas. Uma forte base linguística é necessária para aprender outras línguas. Como muitas crianças surdas nascem em famílias que ainda não são fluentes em suas línguas de sinais nacionais, os serviços devem estar disponíveis para fornecer aprendizagem da língua de sinais e apoio às famílias para que elas possam aprender e usar suas línguas de sinais nacionais.
20. Oportunidades Econômicas Sustentáveis para Pessoas Surdas
A partir de 2011, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que aproximadamente 80% das pessoas com deficiência, incluindo surdos, estão em idade de trabalhar. Relatórios que temos de todo o mundo mostram que o subemprego e o desemprego são altos nas comunidades surdas. Acessar um mercado de trabalho justo e inclusivo com condições de trabalho e salário iguais aos de seus pares sem deficiência é um passo para a inclusão dos surdos em suas comunidades e sociedades mais igualitárias.
21. Saúde para Todos
O pleno acesso a informações e serviços relacionados à saúde é uma pré-condição básica para o gozo de nossos direitos mais fundamentais. No entanto, os surdos enfrentam barreiras, estigmatização e discriminação ao acessar informações, serviços e estratégias de saúde e relacionados à saúde. Ainda são necessárias informações acessíveis sobre as necessidades de saúde e os cuidados de saúde nas línguas gestuais nacionais. A pandemia de Covid-19 destacou a terrível situação dos surdos no acesso a informações e serviços de saúde que salvam vidas. Isso traz a consequência de que os surdos muitas vezes são deixados para trás no acesso igual a cuidados de saúde de qualidade em suas línguas nacionais de sinais. Os governos nacionais têm a responsabilidade de fornecer informações e serviços relacionados à saúde acessíveis na língua de sinais nacional para todos, incluindo os surdos.
22. Salvaguardar pessoas surdas em tempos de crise
O ano que passou nos mostrou novas necessidades e novas formas de garantir o bem-estar dos surdos em situação de crise. Sob a circunstância de diferentes crises, incluindo doenças infecciosas, mudanças climáticas, desastres naturais e conflitos armados, pessoas surdas em todo o mundo experimentam privação de linguagem, desvantagens socioeconômicas e audiismo. Hoje, enfatizamos a importância de garantir e manter os direitos humanos de todos os surdos durante as diferentes, múltiplas e sobrepostas crises que enfrentamos hoje.
23. Línguas de Sinais nos Unem
Neste Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebramos nossos esforços coletivos – comunidades surdas, governos e representantes da sociedade civil – para reconhecer e promover as diferentes línguas de sinais nacionais em todo o mundo. Juntos, assinamos uma declaração de apoio às línguas de sinais como um direito humano essencial para os surdos e assinamos pelos direitos humanos!
24. Comunidades Surdas Interseccionais
As comunidades surdas são comunidades diversas e interseccionais. Hoje, celebramos nossas comunidades surdas ricamente diversificadas e as muitas maneiras de viver e estar no mundo que nossas diversas comunidades surdas compartilham. Entre essas identidades estão gênero, idade, sexualidade, preferências linguísticas, etnia, origem socioeconômica, deficiência e religião. Os governos e as comunidades surdas devem reconhecer e promover a natureza interseccional das comunidades surdas nos serviços, projetos e trabalho de advocacia. As comunidades surdas e as organizações surdas devem incluir todos os surdos em seus países. Juntos, podemos construir comunidades fortes que respeitem e incluam todos os surdos.
25. Lideranças Surdas para Amanhã
Por mais de um século, comunidades surdas em todo o mundo se organizaram em associações representativas para promover seus direitos humanos. Essas organizações precisam de financiamento, capacitação e capacitação para cumprir o princípio de “Nada Sobre Nós Sem Nós”. Hoje, apoie suas organizações locais, nacionais e internacionais de surdos!