#paCTopelaVida #fiqueemcasacomaciencia
Capa: Flutuando sozinho no espaço com toda a Terra. APOD, NASA, 9 de fevereiro de 2020.
A Estatística é uma das teorias que com suas ferramentas no ajuda a compreender a difusão de doenças em cada país e no mundo. Com essas ferramentas podemos comparar, avaliar e fazer previsões para diferentes tipos de fenômenos, incluindo Pandemias.
O Prof. José Colucci apresenta em seu Blog uma introdução à Estatística da Epidemia em duas partes. Vale a pena conferir os vídeos, antes de ver e interpretar os gráficos e tabelas apresentados abaixo.
- A Ciência da Pandemia: Guia Básico para os Curiosos – Parte 1. http://www.josecolucci.com/ciencia-da-pandemia/
- A Ciência da Pandemia: Guia Básico para os Curiosos – Parte 2. http://www.josecolucci.com/ciencia-da-pandemia-2
Colucci mantém em seu Facebook, uma apresentação diária dos casos, comparando três países: Estados Unidos, Itália e Brasil. Acompanhe!
Outra fonte de dados mundiais e nacionais sobre a Covid-19, é o site do WORLDDOMETER (MUNDIÔMETRO) que atualiza os dados do mundo e de cada pais. Confira os dados do Brasil.
Além disso, outra fonte interessante de informações estatísticas, é apresentada em 23 gráficos da Estatística da Pandemia COVID-19 geradas pela WORLD IN DATA. (O MUNDO EM DADOS).
Apresentamos alguns dos gráficos abaixo do dia 3 de maio de 2020. Além dos gráficos selecionados aqui, há uma série de estatísticas relacionadas à Estatística dos Testes realizados nos países, mas como o Brasil ainda não disponibiliza os dados oficiais sobre os testes, não os indicamos aqui, mas você poderá vê-los diretamente no site da WORLD IN DATA.
Nos links indicados você poderá ver os gráficos dinâmicos e escolher a data que quiser investigar e também atualizar as datas.
Este gráfico mostra o número de mortes confirmadas devido ao COVID-19.
Você vê a contagem de mortes em 10 países diferentes. Mas no gráfico interativo clicando em + Adicionar país, você pode comparar os dados de todos os países do mundo em que está interessado.
Com que rapidez o número de mortes confirmadas aumentou em diferentes países?
Este gráfico pode dar a resposta. A trajetória de cada país começa no dia em que esse país teve mais de 5 mortes confirmadas. Isso permite que você faça comparações entre países.
Número de mortes confirmadas por dia .
O gráfico anterior analisou o aumento do total de mortes – este gráfico mostra os casos diários.
- Nos países que responderam bem à pandemia, a contagem de mortes permaneceu baixa – a Coréia do Sul é um exemplo.
- Em outros países – por exemplo, Itália, Espanha e EUA – o número de mortes confirmadas aumentou muito rapidamente por várias semanas antes que a taxa de crescimento diminuísse.
Mortes diárias confirmadas por milhão de pessoas .
Faz sentido ajustar o tamanho da população, porque a contagem de mortes em países mais populosos tende a ser maior. [ Aqui você pode ver essa correlação.]
Mortes confirmadas diariamente por COVID-19, dadas como a média móvel em três dias.
Por que uma média móvel de três dias? Para todas as fontes de dados globais sobre a pandemia, os dados diários não se referem necessariamente às mortes naquele dia – mas às mortes relatadas naquele dia. Como os relatórios podem variar significativamente de dia para dia, este gráfico mostra a média móvel de três dias dos valores diários.
Total de mortes confirmadas por milhão de pessoas. (Visual)
- Você pode arrastar o controle deslizante de tempo azul abaixo do mapa para qualquer outra posição – o mapa muda para a data em que você está interessado.
Taxa de Letalidade
Este gráfico mostra o número total de casos confirmados no eixo horizontal em relação ao número total de mortes confirmadas no eixo vertical. A relação entre estas duas medidas é o que os epidemiologistas chamam a taxa de letalidade (CFR).
As linhas cinza mostram o CFR. Por exemplo, se um país está na linha de 2%, os casos confirmados atuais e os números de óbitos indicam uma taxa de mortalidade de 2%.
Taxa de Mortalidade dos Casos: O que pode e o que não pode ser dito a partir dos dados?
O slide anterior torna muito transparente como é calculada a taxa de mortalidade de casos – é simplesmente a razão entre as mortes confirmadas e os casos confirmados. Este gráfico representa o CFR calculado exatamente dessa maneira.
Novamente, porque é importante: durante um surto – e especialmente quando o número total de casos não é conhecido – é preciso ter muito cuidado na interpretação do CFR. Escrevemos um explicativo detalhado sobre o que pode e o que não pode ser dito com base nos números atuais de CFR.
COVID-19 NÃO É UMA GRIPINHA
No início desta pandemia, a World in Data fez uma parceria com o canal do Youtube Kurzgesagt para produzir um vídeo sobre a pandemia. Muitos espectadores disseram que este vídeo os ajudou a levar a pandemia muito mais a sério e que os convenceu a fazer o possível para reduzir a propagação do vírus. Esperamos que você goste do vídeo!
I besides think thus, perfectly written post! .