O cometa do século: C/2023 A3

A descoberta do cometa

O cometa foi descoberto por dois grupos de pesquisadores.

Primeiro foi observado na China em 9 de janeiro de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, localizado na Montanha Púrpura, a oeste de Nanjing, China.  E depois, foi observado independentemente pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), usando o telescópio do Observatório Sutherland na África do Sul em 22 de fevereiro de 2023.

C/2023 A3 (Tsuchinshan – ATLAS) é um cometa oriundo da Nuvem de Öpik-Oort. Essa “nuvem” esférica de objetos voláteis está localizada a cerca de 50.000 UA (1 UA = distancia média da Terra ao Sol) ou quase um ano-luz do Sol. Isso significa que esse cometa veio de muito, muito, muito longe, atraído pela gravidade do Sol.

O nome código do cometa

O nome oficial de um cometa é um código que informa tres coisas básicas: (a) se ele é periódico ou não, (b) a data em que foi descoberto (ano/quinzena) e a ordem de objetos de mesmo tipo descobertos na semana.

C/ – significa que o cometa não é periódico. É a primeira vez que o observamos se aproximando do Sol.

2023 – indica o ano em que ele observado e descoberto.

A – identifica a quinzena do ano em que foi observado pela primeira vez. Cada uma das 24 quinzenas do ano foi associado a uma letra do alfabeto de (A a H) e de (J a Y), com I e Z excluídas. Portanto, A significa que ele foi observado na primeira quinzena do ano (em 9 de janeiro).

3 – significa que foi o terceiro cometa descoberto na quinzena.

O nome pode conter ainda referencia a seus descobridores ou observatórios (telescópios) usados na descoberta.

A passagem pelo Sol

O cometa passou pelo ponto mais próximo do Sol, chamado de periélio – literalmente “perto de Helius, o Sol”, a uma distância de 0,3914 UA (58 milhões de km) em 27 de setembro de 2024, quando se tornou visível a olho nu. Isso corresponde quase a mesma distancia média de Mercúrio ao Sol com 0,387 UA (57,9 milhões de km).

Em seu afélio (ponto mais distante do Sol) pode chegar a 90.000 UA!

Trajetórias dos planetas interiores e do cometa. Stellarium.

No período em que está mais próximo do Sol, é difícil observa-lo. Por isso, os caçadores de cometas sempre procuravam na região do nascente, bem de madrugada, antes do Sol nascer ou na direção do poente, logo depois do Sol se por.

Foi assim que Caroline Herschel, a primeira astronoma a ser reconhecida e receber um salário como astronoma profissional descobriu vários cometas. Se quiser acompanhar essa astronoma pioneira em suas descobertas pelas madrugadas visite https://cienciaviva.org.br/elas-ciencia-viva-caroline-herschel/.

O Passeio do Cometa

Apresentamos abaixo, um roteiro inteiro da passagem do cometa próximo ao Sol em 2024.

Veremos uma simulação do céu observado aqui na Terra, identificando em que região da esfera celeste o cometa estará durante o ano, visto da Terra. As imagens são imagens de tela do software planetário Stellarium, com o céu visto do Rio de Janeiro. Vamos lá!

O cometa está identificado pelo centro de uma pequena cruz vermelha nas imagens.

No início de janeiro, o cometa era apenas um ponto pouco brilhante, visível apenas em grandes telescópios. Ele estava na Constelação de Libra, próximo ao pé esquerdo da Constelação de Virgem.

No início de fevereiro, ele estava no mesmo local, mas um pouco mais próximo da estrela Zubeneschamali, na ponta do braço da balança.

No início de março, o cometa retorna quase a sua posição em janeiro, começando a retornar a Constelação de Virgem.

No início de abril, ele estará totalmente dentro da região da Constelação de Virgem, próximo a sua perna esquerda.

No início de maio, o Cometa estará passando pela coxa esquerda de Virgem, quase em seu quadril. O cometa está subindo rápido pelo corpo de Virgem.

Em junho, o cometa já estará acariciando os belos cabelos de Virgem.

Em julho, o cometa estará em Leão, na região leonina bem abaixo do pé traseiro direito de Leão.

Em agosto, ele ainda estará na região dos pés traseiros da Constelação de Leão, mas bem abaixo do pé esquerdo do felino celeste. Com grandes telescópios já é possível ver a formação de sua cauda, próximo da estrela 57 Leo (57 de Leão).

Em setembro, o cometa estará na região da Constelação do Sextante, praticamente convidando a todos a lhe observarem com instrumentos astronomicos.

No início de outubro, ele estará com uma bela cauda nos convidando a admirá-lo. E terá retornado a Constelação de Leão, novamente passando pela região abaixo de seus pés traseiros.

A partir da agora, cada vez mais perto do Sol, sua posição na esfera celeste (entre as constelações) mudará cada vez mais rápido. E se aproximará cada vez mais da posição do Sol na esfera celeste.

Em 5 de outubro, já estará na região da Constelação de Virgem, mas ao lado de seu corpo, passará mais abaixo do ombro esquerdo de Virgem.

Em 9 de outubro, estará de volta a coxa esquerda de Virgem, e estará muito próximo da posição do Sol na esfera celeste.

Nos próximos dias, o cometa avancará pela perna direita de Virgem.

No dia 14 de outubro já estará abaixo de seu pé esquerdo.

De 15 a 18 de outubro, estará passando pela perigosa cabeça da Constelação da Serpente, mas não se preocupe, estará bem abaixo de sua boca. E a serpente peçonhenta está bem segura pelas mãos de Ofiúco, o médico curador de serpentes.

Em 19 de outubro, estará bem na direção do cotovelo esquerdo de Ofiúco, o Serpenteiro.

Em 24 de outubro, estará bem no peito de Ofiúco, o médico Serpenteiro.

E no início de novembro, ainda na constelação de Ofiúco, estará passando pela cauda da Serpente. O cometa ainda estará com uma cauda, visível com grandes telescópios.

Uma passagem fantástica pelo Sol com um fundo de constelações espetaculares!

Dica de Observação

Use o aplicativo Stellarium Web em seu celular para localizar as constelações de Libra, Virgem, Leão, Ofiúco e Serpente (cabeça e cauda).

É nessas regiões que o cometa estará em 2024!

Stellarium Web : https://stellarium-web.org