- Autor: Bernardo Correa Massaud (licenciando em Física, UERJ, bolsista Projeto Prodocência).
- Orientação: Rosana Bulos Santiago (UERJ) e Paulo Henrique Colonese (Espaço Ciência Viva/Museu da Vida Fiocruz).
- Projeto Prodocência: Inovando Metodologias de Ensino de Ciências a partir da colaboração com espaços de ensino formais e não-formais.
Imagem de capa: Bombos. Matías Ávalos. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-2.0.
Qual a origem da música?
Não é fácil identificar quando a música começou, quem foi o primeiro a cantar, ou o primeiro instrumento criado.
Os primeiros seres humanos ouviam o som, o canto dos pássaros, os sons que outros animais faziam para se comunicar, os trovões, os uivos do vento e os próprios batimentos do coração.
Os sons naturais
Escute alguns dos sons naturais:
Desafio filosófico e científico
Uma árvore faz som ao cair se ninguém estiver lá para escutar? Pense um pouco a respeito.
Dica: tente diferenciar as ideias de som, vibração, ondas sonoras.
A Criação de sons musicais
A melhor suposição é dizer que a produção musical existam como uma linguagem desde que o próprio ser humano surgiu. Os seres humanos perceberam que podiam produzir sons, por exemplo, batendo as palmas das mãos, os pés no chão, batendo objetos em outros e com sua própria voz.
Desafio Sonoro:
Compare os seguintes sons.
Nascendo, daí, o conceito de regularidade temporal ou ritmo musical, como por exemplo: 1 batida por tempo, duas rápidas por tempo, etc.
Afinal, o que é ritmo musical?
O ritmo é inerente à música. Ele caracteriza os estilos ocidentais, como clássico, jazz, salsa e rock, e outros culturais, como a música africana, a indiana, etc. (…)
De forma bastante simples, podemos afirmar que o ritmo é um padrão que organiza os sons. (…) Outra forma de entender o ritmo é pensar na sequência de som e silêncio. Quando criamos uma música, pensamos em uma alternância entre sons e silêncios que segue uma frequência de tempos forte e fracos, longos e curtos, graves e agudos, formando um fluxo contínuo e regulado. Isso é ritmo!
SABRA, Sociedade Artística Brasileira. https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/
A Música da Batidas
A própria batida virou um estilo musical o Clapping Music.
E uma combinação de batidas, dança e movimento se transformou no estilo de dança do Sapateado.
Experimentando Sons
O brincar com diferentes materiais e suas sonoridades provavelmente é a origem da criação dos instrumentos musicais que se traduz atualmente na experimentação de sonoridades alternativas com os mais diferentes materiais e objetos.
A Criação Musical se transforma em Cultura
Podemos percorrer diferentes culturas e observar a transformação da produção musical em festas, celebrações, rituais religiosos, entretenimento, gritos de empoderamento.
A importância da música na cultura humana pode ser observada na função social, religiosa e até metafísica com diferentes valorização da música.
Desafio: Música e Cultura
Identifique nas postagens abaixo, a presença e a importância da música em diferentes sociedades, povos e tempos.
- As musas inspiradoras da música e da dança na mitologia grega – filhas da memória e da paixão. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/11/02/somsacional-as-musas-gregas-musicais/.
- O som mágico dos “homens” em culturas indígenas brasileiras. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/11/02/somsacional-uakti-o-menino-flauta/.
- Marimba, a mãe africana da música. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/11/02/somsacional-marimba-a-mae-da-musica/.
- Os trompetes na corte do Império Maia. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/11/02/somsacional-musica-no-imperio-maia/.
- Os instrumentos de cordas e as mulheres musicais no Antigo Egito. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/11/02/somsacional-musica-no-antigo-egito/.
- A diversidade de instrumentos no Império Azteca. https://cienciaviva.org.br/index.php/2022/12/14/somsacional-musica-canto-e-danca-astecas/
Desafio SocioMusical
Observe a performance dos tambores japonses Taiko (O-Daiko). Como você descreveria o seu som?
Além de outras funções sociais, no Japão feudal, os taikos costumavam ser usado para motivar as tropas, dar ordens ou anúncios e definir o ritmo da marcha; as marchas eram geralmente ajustadas para seis passos por batida do tambor.
Descobrindo propriedades sonoras criando instrumentos musicais
A ilustração de instrumentos musicais do Congo expõe a diversidade de instrumentos criados por diferentes povos.
Dois desafios importantes na construção dos instrumentos foram:
- identificar, diferenciar e ordenar os diferentes sons.
- “dominar o som”, criando o som desejado.
Uma das propriedades mais importantes descobertas nesse processo de tentativas-erros musicais, foi o conceito de altura musical que nos ajuda a diferenciar os sons em sons “finos” (agudos) e os sons “grossos” (graves). Descubra mais sobre as alturas musicais e escalas musicais aqui.
E, principalmente, a relação que a altura musical dos sons possui com os comprimentos, áreas e volumes de dar dos objetos vibradores que produzem o som.
Desafio Musical Sonoro
Um instrumento africano muito difundido no Brasil é o atabaque.
O nome do instrumento vem do árabe “al-Tabaq“, significando “prato”, correspondendo à membrana que é percutida para gerar o som – utilizado em rituais religiosos para chamar as entidades espirituais.
Nesses três atabaques o prato é praticamente de mesmo tamanho, mas podemos variar o material, a tensão (quanto estão esticados) e o volume de ar contido em seu corpo contribui para a amplificação do som.
Desafio Musical
Uma bateria musical moderna não funciona usando notas musicais, mas sim o conceito de ritmo e duração.
É formada por prato, contratempo, tom-tom, surdo, caixa e bumbo.
Som é mesmo sensacional!
Cada cultura criou instrumentos, estilos musicais e funções sociais para a música, investigando propriedades física e estéticas dos sons que de algum modo foram valorizadas.
Combinando batidas, instrumentos e voz temos uma composição sonora que representa ou provoca emoções aos ouvintes envolvidos, com diferentes funções sociais.
A dança e o som foram usados como linguagem social muito antes de podermos definir e teorizar a “música”.
Ficou incrível esta matéria!
Confesso que fiquei pensativa com a pergunta sobre a queda da árvore, acredito que, a onda sonora não deixa de ser onda sonora mesmo que não haja ninguém para escutar, mas ainda assim, me questionei sobre a questão de precisar de uma estrutura auricular para “identificar” o som. O artigo está super legal!