Capa: Contador de histórias contando histórias em sua aldeia. Gerado por IA Edge Copilot, 2025.
Autor: Paulo Henrique Colonese, Licença CC-BY-NC-4.0.
Quando um ancião morre, uma biblioteca morre. Provérbio africano.
A Coleção AfroCéus pretende resgatar os céus de povos africanos e contribuir para preservação de sua memória e difusão em terras Pindoramicas, as terras das palmeiras.
Essa primeira temporada apresenta contadores de histórias originais de povos do tronco linguístico Khoisan, traz histórias relacionadas as estrelas-constelações e apresenta um pouco da cultura de dois principais grupos que compõem o tronco linguístico Khoisan, originários do sul da África.
As histórias foram construídas como uma narrativa entre uma menina muito curiosa e sua sábia avó, guardiã das histórias das estrelas, das plantas e animais de seu povo.
A narrativa busca proporcionar um encantamento pela beleza das explicações mitológicas dos fenomenos celestes e um vislumbre da complexidade de conexões entre o céu e a terra, conectando vida, ambiente e espiritualidade em suas sábias histórias ancestrais.
As narrativas utilizam também o software gratuito Stellarium 24.4 que permite simular o céu de qualquer cidade ou data e, assim, apresentar as estrelas-constelações descritas nas narrativas, possibilitando simular uma visão do céu, cenário fundamental para contar essas histórias celestes ancestrais.
As estrelas-constelações é um termo que usamos para diferenciar a astronomia cultural Khoisan. Diferente do conceito de asterismos (desenhos com estrelas) ou regiões bem delimitadas (no conceito astronomico moderno de constelações), o céu Khoisan é marcado por estrelas que representam pessoas, animais, partes de animais, cada uma delas com sua história e seus ensinamentos ancestrais.
Um patrimonio humano e imaterial que precisamos respeitar e cuidar.
Conteúdo da Série AfroCéus: Os Céus Khoisan
– Os Contadores de Histórias Ancestrais Khoisan.
– Khoisan: os Khoikhoi e os San.
– A menina primordial que criou o caminho de estrelas.