Dia Mundial da Vida Selvagem
Em 20 de dezembro de 2013, na 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU – A/RES/68/205), o dia 3 de março foi declarado o Dia Mundial da Vida Selvagem das Nações Unidas (WWD).
Este dia é significativo por ser o dia em que a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) foi assinada em 1973.
A Resolução da AGNU designou o Secretariado da CITES como facilitador para a observância global deste dia especial para a vida selvagem em o calendário da ONU.
O Dia Mundial da Vida Selvagem da ONU tornou-se agora o evento anual global dedicado à vida selvagem.
As pessoas em todo o mundo dependem da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade para satisfazer as nossas necessidades – desde alimentos a combustível, medicamentos, habitação e vestuário. Para que possamos desfrutar dos benefícios e da beleza que a natureza nos traz e ao nosso planeta, as pessoas têm trabalhado em conjunto para garantir que os ecossistemas sejam capazes de prosperar e que as espécies vegetais e animais possam existir para as gerações futuras. Então, vamos celebrar a vida selvagem e o importante trabalho de conservação que está sendo feito em todo o mundo!
O valor incalculável da vida selvagem
Bilhões de pessoas, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, beneficiam diariamente do uso de espécies selvagens para alimentação, energia, materiais, medicina, recreação, inspiração e muitas outras contribuições vitais para o bem-estar humano.
A acelerada crise global da biodiversidade, com um milhão de espécies de plantas e animais em risco de extinção, ameaça estas contribuições para as pessoas.
O Dia Mundial da Vida Selvagem (WWD) é uma oportunidade para celebrar as muitas belas e variadas formas de fauna e flora selvagens e para aumentar a consciência sobre a multiplicidade de benefícios que a sua conservação proporciona às pessoas.
Ao mesmo tempo, o Dia recorda-nos a necessidade urgente de intensificar a luta contra os crimes contra a vida selvagem e a redução de espécies induzida pelo homem, que têm amplos impactos económicos, ambientais e sociais. Tendo em conta estes vários efeitos negativos, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 centra-se em travar a perda de biodiversidade.
O tema do WWD2026 é Plantas Medicinais e Aromáticas: Conservando a Saúde, o Patrimônio e os Meios de Subsistência
Em todo o mundo, as pessoas dependem da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade para suprir suas necessidades — desde alimentos e combustíveis até medicamentos, moradia e vestuário. Para que possamos desfrutar dos benefícios e da beleza que a natureza nos proporciona e ao nosso planeta, as pessoas têm trabalhado juntas para garantir que os ecossistemas prosperem e que as espécies vegetais e animais possam existir para as gerações futuras.
O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para celebrar as muitas e belas formas da fauna e flora selvagens, para aumentar a conscientização sobre seus inúmeros benefícios e para nos lembrar da necessidade urgente de intensificar a luta contra os crimes contra a vida selvagem e a redução de espécies causada pelo homem, que têm impactos econômicos, ambientais e sociais de grande alcance.
Em 2026, o tema do dia internacional, “ Plantas Medicinais e Aromáticas: Conservando a Saúde, o Patrimônio e os Meios de Subsistência ”, destaca o papel vital dessas plantas na manutenção da saúde humana, do patrimônio cultural e dos meios de subsistência locais, e mostra as crescentes pressões que elas enfrentam devido à perda de habitat, à colheita excessiva e às mudanças climáticas.
Junte-se a nós!
Os temas anteriores foram
- 2025: Financiamento para a Conservação da Vida Selvagem: Investindo em Pessoas e no Planeta.
- 2024: Conectando Pessoas e Planeta: Explorando a Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem.
- 2023: Parcerias para a Conservação da Vida Selvagem.
- 2022: Recuperando Espécies-Chave para Restauração de Ecossistemas, tema da ONU para 2022.
- 2021: Florestas e Meios de Subsistência: Sustentando Pessoas e Planeta.
- 2020: Sustentando toda a vida na Terra.
Concurso de Fotografias e Desenhos do Dia Mundial da Vida Selvagem
Dezenas de milhares de plantas medicinais e aromáticas são colhidas em todo o mundo e são vitais para a saúde e o bem-estar humanos. Essas espécies cruciais correm risco de extinção devido aos impactos contínuos da perda de habitat, da sobre-exploração, do comércio ilegal e outros fatores — os mesmos problemas enfrentados por espécies da vida selvagem ameaçadas de extinção.
As plantas são essenciais para a biodiversidade global e para habitats saudáveis para os seres vivos. Para homenagear o tema de 2026, incentivamos os artistas a incluírem plantas em suas obras sobre a vida selvagem este ano, especialmente porque muitos animais também utilizam plantas para fins medicinais e aromáticos.
O concurso internacional de arte jovem é realizado em parceria com o Secretariado da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção ( CITES ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( PNUD ).
O concurso é aberto a jovens artistas de 4 a 18 anos que utilizem técnicas artísticas tradicionais (desenho à mão com marcadores, giz de cera, lápis de cor e/ou tinta). Certifique-se de incluir plantas em sua obra de arte com temática da vida selvagem.
Os finalistas serão divulgados em 3 de março
