Paulo Henrique Colonese, Mariana de Souza Lima, Espaço Ciência Viva.
- Arco-íris: dos mitos à compreensão.
- Arco-íris, chuvas e enchentes na mitologia Yorubá (África).
- Arco-íris, chuvas, nuvens e paixão na mitologia Zulu (África).
- Arco-íris, rios, oceanos e nuvens na mitologia grega (Império Grego).
- Arco-íris, ilha, continente, uma ponte e golfinhos na mitologia Chumash (América do Norte).
- Arco-íris, gelo, gigantes, deuses, cachoeiras e uma ponte na mitologia nórdica (Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia).
- Arco-íris, um rasgo no céu, pedras coloridas e uma deusa poderosa na mitologia chinesa.
- Arco-íris: uma bela índia, um casamento e sete arcos na mitologia Kaxinawá (Brasil).
- Arco-íris: um deus poderoso, um arco e raios na mitologia hindu (Índia).
- Arco-íris: duendes e potes de ouro. (Irlanda).
Para os chineses, a deusa Nu Kua Shih, Nu Gua ou Nü Wa é a criadora da humanidade. Ela é mencionada pela primeira vez por Lieh Tzŭ que apresenta Nü Kua Shih como irmã e sucessora de Fu Hsi, o soberano mítico que reinou dos anos de 2953 a 2838 aC., e criadora de seres humanos quando a Terra emergiu do Caos.
Nü Wa era muito poderosa, parte humana e parte serpente. Ela tinha o “corpo de uma serpente”, a cabeça humana (com chifres de um boi, segundo alguns escritores), estando associada às chuvas, poças de água, lagoas, lagos e outros lugares onde as águas param e são povoadas por criaturas anfíbias ou peixes.
Após se sentir sozinha no mundo, Nüwa começou a fazer bonequinhos de lama, ela “moldou a terra amarela e fez os homens e as mulheres.
Ssŭ-ma Chêng, do século VIII dC, faz o seguinte relato dela:
“Fu Hsi foi sucedido por Nü Kua, que como ele tinha o sobrenome Fêng. Nü Kua tinha o corpo de uma serpente e uma cabeça humana, com os dotes virtuosos de um sábio divino. No final de seu reinado, havia entre os príncipes feudatórios Kung Kung, administrador e punidor. Violento e ambicioso, tornou-se rebelde e procurou, pela influência da água, superar a força da madeira [sob a qual Nü Kua reinou]”.
A Montanha Imperfeita ficaria no noroeste da China e ganhou este nome devido à fúria de Kung Kung (Gonggong), o deus das águas, ao ser derrotado pelo deus do fogo na guerra pelo trono.
Impetuosamente, ele se jogou contra à montanha, um dos pilares de sustentação do céu, que desmoronou e arrebentou a corda que segurava a terra. Logo, o céu se inclinou para a direção noroeste e a terra afundou em direção sudeste, fazendo com que o Sol e a Lua nascessem ao leste e se pusesse ao oeste, e os cursos dos rios desviaram-se para o mar oriental, provocando uma grande inundação por toda a parte. Da grande fenda do céu, jorrava também água sem parar, gerando muitas mortes. Nü Wa vendo os seus filhos em tamanho apuros, deu-lhe um aperto no coração e decidiu fazer algo para salvá-los.
Ela colheu do fundo dos rios cinco pedras multicoloridas, acendeu o fogo e fundiu as pedras até chegar ao estado de cola e a utilizou para remendar a fenda do céu. Como ela temia que o céu despencasse outra vez, cortou as quatro patas de uma gigante tartaruga marinha para servirem de pilares nos quatro cantos da terra, como se o céu fosse um pano que cobrisse a terra. A partir daí nunca mais os seres humanos precisaram se preocupar que o céu caísse sobre suas cabeças.
As pedras de cinco cores foram usadas para fechar o rasgo no céu e estancar as águas celestes. O arco-íris é a marca desse remendo feito por Nü Wa.
Na região de Ji, um dragão negro ainda se revirava no rio provocando inundações naquele local. Nüwa matou-o, bem como aproveitou e dispersou as feras para lugares bem longe dos humanos.
As inundações provocaram também muitas doenças. Nü Wa queimou os juncos em cinza e amontoou-os em formas de barragens para conter as águas, e assim, surgiram os continentes para os seres humanos habitarem.
Depois de todo esse trabalho, a paz voltou a reinar e a Terra a prosperar, mas Nü Wa sentiu-se muito cansada e se deitou. Seu corpo se desintegrou e se transformou em muitas coisas, entre elas, dez deuses que guardam a inteligência e a genialidade.
Uma animação sobre o mito pode ser vista em https://vimeo.com/294291811
E Derek Zhao tem um disco inteiro dedicado à Lenda de Nù Wa Shi.
REFERÊNCIA
- Myths and Legends of China, E. T. C. Werner, 2005 [EBook #15250], Projeto Gutenberg. http://www.gutenberg.org/files/15250/15250-h/15250-h.htm#d0e1278