Capa: Observação do Sol (Analema e Por do Sol), Itália, Marcella Giulia Pace. APOD, NASA.
A Astronomia possui uma longa história, com o desenvolvimento de muitos equipamentos e instrumentos para mirar, observar e medir os movimentos celestes. Os instrumentos astronômicos podem ser divididos em dois grupos: sem telescópio e com telescópio. Vamos apresentar aqui uma coletânea de instrumentos sem telescópio – uma rica e magnífica fonte de criações e inovações para observar e compreender os movimentos celestes.
Nossa principal fonte nesta viagem será o Parque Astronômico La Punta, na Argentina que inspirado em Observatórios Astronômicos a Olho Nu chineses, indianos e europeus (Tycho Brahe) antigos, como outros mais atuais (Observatório a Olho Nu Albedarã, em Campinas), construiu um observatório a olho nu, a céu aberto, simplesmente magnífico.
O Professor Horacio Tignanelli, concebeu com sua equipe o “El Solar de las Miradas” no Parque Astronómico La Punta. PALP. E publicou um catálogo de seus esplêndidos instrumentos.
Aproveitamos a sua obra El Solar de las Miradas, para apresentar os instrumentos presentes no Parque Astronomico a Punta, alguns também presentes em outros observatórios a olho nu.
Organizamos os instrumentos em quatro blocos.
Cada instrumento ou modelo é uma viagem pela curiosidade e história da Astronomia.
SUGESTÕES DE LEITURA
El Solar de las Miradas, Horacio Tignanelli. PALP. Parque Astronomico La Punta. Catálogo magnífico dos equipamentos do Parque e apresentação de sua concepção.
14 passos para o Universo, Curso de Astronomia para professores e pós-graduados em ciências. União Astronómica Internacional UAI, Editoras: Rosa M. Ros e Beatriz García. Rede NASE para a educação astronómica na escola.
Calidoscopio de Experiencias en Astronomía Cultural. Network for Astronomy School Education. Actas do Segundo Seminario sobre Experiencias de NASE en Astronomía Cultural Editores: Rosa M. Ros, Juan A. Belmonte y Jaime Fabregat Unión Astronómica Internacional, 2018.